+por Donavan Iury Silva da Mata+

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

09 de Novembro:Consagração da Basílica do Latrão.

O dia 9 de Novembro é marcado na história da Igreja Católica pela Consagração da Basílica do Santíssimo Salvador ou de São João de Latrão.Sua construção foi no século IV,a mando do Imperador Constantino,na colina de Latrão ou Lateranense,sendo Papa Silveste I (314-335).Ao contrário do que muitos pensam,esta  é a basílica mais antiga que existe,ganhando até para a Basílica de São Pedro,e é ela que é a catedral do papa como bispo de Roma.
A festa de hoje  é muito importante,pois celebra a unidade e o respeito á Sé Romana,sendo sede da Igreja.Toda Igreja é consagrada á Deus,e pretende exaltá-lo por um "mistério de salvação" ou pelas maravilhas operadas nos anjos,santos e em Maria,Mãe de Deus e nossa.

"E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS"
 
(Jo 1,14)
 
Esta passagem nos revela na palavra divina o sentido da Igreja,cada templo é a habitação do Senhor,que nos alimenta através de sua palavra e de seu santo corpo.Portanto devemos ter total respieito com os nossos templos,pois eles representam o poróprio Cristo.
 
 
Que Deus nosso Pai esteja sempre nos guiando e que Cristo seja sempre a "pedra angular" da nossa vida.
 
 
 


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

02 de Novembro:Comemoração de Todos os Fieis Defuntos.

A comemoração de todos os fieis defuntos,teve origem no mosteiro beneditino de Cluny.O papa Bento XV,no tempo da Primeira Guerra Mindial,concedeu atodos os sacerdotes a faculdade de celebrar "três missas" neste dia.
É importante nós neste dia de finados,pensarmos em nossa vida,refleti-la e ver quais são os pontos negativos e positivos que nós realizamos.Muitas pesoas têm dificuldade em pensar na morte,muitas vezes pelo motivo de qual será o desfecho da história,como nos diz o evangelista João:"Vem a hora em que todos os que repousaram nos sepulcros ouvirão a voz e sairão;os que tiverem feito o bem,para a ressureição da vida;os que praticaram o mal,vão ressucitar para a condenação",e é neste mesmo sentido que o evangelho de hoje nos fala:

(Mateus 23,31-46)

"31Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 42Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos? 45E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna".

O evangelo de Jesus Cristo segundo Marcos,nos mostra como será o nosso "julgamento" perante Deus.Ele irá fazer a separação das ovelhas e dos cabritos,neste aspecto as ovelhas terão o descanço e a paz eterna e os cabritos se´rão lançados no fogo do inferno.
O evangelho nos indaga também na questão:"35porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim"  e também:"42Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes",nesta parte Deus mesmo diz que nós devemos fazer isto não pare Ele,mas para os seus filhos,ou seja,nossos irmãos.

Que Deus nosso Pai nos ajude sempre a andar no caminho correto q quando chegar a nossa hora de vê-lo face a face,possamos passar pela porta estreita e entrar na glória eterna,junto com nossa mãe Maria,os santos e anjos de Deus.




 

 

Todos os santos e santas de Deus.

Hoje,toda a Igreja Católica celebra todos os santos,aqueles que viveram integralmente os precietos e ensinamentos de Cristo.
Quando falamos de santidade,logo nos vem na mente Santa Teresinha das Rosas,São João Maria Vianney,São João Batista e outros santos reconhecidos pela Igreja.Mas a santidade não é algo relegado ao passado e muito menos reservado para algumas pessoas iluminadas.
Todos nós somos chamados a ser santos,mas para isso devemos deixar-nos ser seduzido pelas bem-aventuranças,como nos revela o evangelho de hoje:

(Mateus 5,1-12a)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
 
Muitas pessoas acham que viver as bem-aventuranças é coisa do passado,ou até mesmo,que viver as propostas de Deus são "caretas",mas o mundo precisa de pessoas dispostas a seguir o caminho e os exemplos de Cristo.
Neste mundo tão secularizado,as pessoas acham que a felicidade só pode ser encontrada através do dinheiro,da promiscuidade e outras coisas,que para o mundo é "normal",mas isto faz com que Deus se intistessa om o mundo.Viver a santidade é o mesmo que dizer:viver a felicidade com Deus,pois a pessoa que busca a santidade não vive isolado do mundo,mas,vive a diferença no meio do povo,fazendo com que o restante também se deixe seduzir por Cristo.
 
Que Deus nos ajude a viver sempre a santidade e nunca sair do caminho que ele trilhou para nós.
LEMBRE-SE: SEDE SANTOS!